JOGOS E

SIMULAÇÕES

Beer Game

O Beergame, desenvolvido pelo Massachusetts  Institute  of  Technology, simula a  cadeia de produção e distribuição de cerveja, visando minimizar os custos totais. Essa simulação tem o efeito chicote e gerenciamento da cadeia de suprimento como principais conceitos, além de abordar o fluxo de materiais, pedidos e informações, previsão de demanda, estoques e custos de transporte, armazenagem e pedidos atrasados. A capacidade do jogo é de 32 pessoas, dispostas em 8 equipes de 4 integrantes, e a duração média é de 2 a 3 horas para a aplicação da versão completa e de 1h40min para a versão Pocket, cujos conceitos são limitados aos principais.

TOC

O Jogo da Teoria das Restrições (TOC) simula a produção de quadros.  O objetivo é produzir o maior número de quadros dentro do padrão de qualidade exigido pelo cliente e assim vendê-los e lucrar. Essa simulação baseia-se no livro A Meta de Eliyahu M. Goldratt e tem por conceito central os 5 passos da TOC, que ao serem aplicados ao longo das fases, otimizam a produção. Além dos conceitos principais, a simulação também aborda as definições de sistemas, restrições e indicadores operacionais. A capacidade da simulação é de 35 pessoas, dispostas em 7 grupos de 5 integrantes, e a sua duração média é 2 horas.

Jogo dos Legos

O Jogo dos Legos simula a transição de uma produção empurrada para uma puxada. Durante o jogo, produtos específicos de Legos são montados visando atender uma determinada demanda dentro do tempo estipulado. A simulação tem por principais conceitos a produção empurrada, produção puxada, tempo de setup, gestão visual, Kanban e 5S. O Jogo tem capacidade máxima de 20 pessoas, dispostas em 5 grupos de 4 integrantes e duração média de 2h.

Jogo dos Aviões

O Jogo dos Aviões é uma simulação que visa a produção de aviões de papel com o objetivo de atender a demanda do principal cliente da fábrica de aviões, a Força Aérea. Durante a aplicação, são abordados conceitos como projeto, gerenciamento e escopo de projetos, gestão da qualidade, ciclo PDCA e perfis de liderança. O jogo é dividido em 4 rodadas nos quais são introduzidos os conceitos de acordo com seu desenvolvimento. A capacidade é de 50 alunos, divididos em 10 grupos de 5 componentes cada, e duração que pode variar de 1h40 a 2h30 com base na disponibilidade de tempo para aplicação.

Pitch Game

O Pitch Game, reformulação do Marketing Game, trata-se de uma simulação prática e bastante interativa. Os principais conceitos apresentados engloba o que é Pitch, abordando a definição e suas estruturas. Além disso, também são apresentadas dicas gerais de como elaborar um discurso de venda convincente, gerando real impacto para um investidor. A aplicação é composta de dois dias e os alunos são divididos em grupos de 5 componentes, sendo a capacidade total de 50 pessoas. No primeiro dia, são introduzidos os conceitos e dado um momento para elaboração do canvas adaptado para a realidade do jogo. Já no segundo dia, os alunos têm a oportunidade de apresentar o Pitch a partir do que foi sorteado no produto e público-alvo no primeiro dia.

Jogo da Logística

O Jogo da Logística é uma simulação exclusivamente aplicada na disciplina de Logística Aplicada, sendo divido em 4 dias de aplicação. Trata-se de um jogo de tabuleiro, com o mapa do estado do Rio Grande do Norte, e dispõe de cartas com identificação das cidades que mais impactam no PIB do estado, do produto a ser entregue pela empresa, dos veículos a serem utilizados para dimensionamento da frota, de condições de entrega e de eventos aleatórios. Os três primeiros dias são para desenvolvimento e definição dos parâmetros e tomada de decisões, como a escolha do local que receberá o Centro de Distribuição com o objetivo de atender a demanda das cidades sorteadas, dentre outras inúmeras decisões relacionadas ao sistema de ressuprimento do estoque, cálculo da área do estoque e dimensionamento da frota. O quarto dia é responsável pela simulação do jogo propriamente dita, dividindo o jogo em 3 semanas, a semana 0, 1 e 2. A turma é dividia em equipes que pode conter de 4, mínimo, a 6 integrantes, máximo.

CONTATO

 (84) 92000-1430

petproducao.ufrn@gmail.com

 

Siga o PET Produção - UFRN nas Redes Sociais:

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Spotify
  • White YouTube Icon