Buscar
  • Arthur Moreira

5 ferramentas que ajudarão a gerenciar seu tempo com maior eficiência


Você possui dificuldades em gerenciar seu tempo?

Os tempos mudaram e com os avanços tecnológicos, surgiram novos elementos distratores em nossa rotina. Você já parou para pensar quanto tempo dedica diariamente ao seu celular, televisão ou computador?

Mas o que seria Gestão do Tempo?

Gestão do Tempo, ou Gerenciamento do Tempo, é o processo de organizar e planejar como o tempo deve ser dividido entre as diversas atividades de uma rotina. Ela diz respeito a quantidade de tempo despendido para executar cada tarefa do seu dia.

Nessa publicação, reunimos o conhecimento dos maiores nomes do assunto e lhe apresentaremos 5 ferramentas para aumentar sua produtividade, de forma que consiga gerenciar seu tempo com maior eficiência.

  • Matriz GUT

Ferramenta utilizada para o auxílio na priorização de tarefas e problemas. Pode ser aplicada a partir de uma análise nas vertentes de gravidade, urgência e tendência. Lista-se todas as tarefas a serem realizadas e a partir da análise, cria-se o plano de ação.

É bastante útil por ajudar a organizar as tarefas com base na prioridade, evitando com que se gaste muito tempo com coisas menos relevantes.

A análise das vertentes é realizada da seguinte forma:

1. Gravidade: É a intensidade do impacto enquanto problema que a atividade/tarefa pode causar.

2. Urgência: É a análise com base no prazo limite para realização da tarefa.

3. Tendência: É o poder de agravamento do problema da atividade/tarefa na ausência de ações imediatas efetivas.

  • Método GTD (Getting Things Done, por David Allen)

Método desenvolvido para aumentar a produtividade com base no gerenciamento de processos. É simples e objetivo, bastante útil e de fácil aplicação. Consiste basicamente num ciclo de cinco etapas, que são elas:

1. Coleta: Soltar a imaginação e listar tudo a ser feito.

2. Processamento: Análise da lista levantada e verificação das demandas de ação.

3. Organização: Fase de planejar e organizar as tarefas, colocando os prazos de conclusão.

4. Execução: Realizar as tarefas previstas sem interrupções.

5. Revisão: Avaliar as estratégias e aplicar técnicas de melhorias no processo.

  • Método 70-20-10

Essa técnica é indicada para pequenas e médias organizações, mas também pode ser aplicada no âmbito pessoal. O seu objetivo é otimizar os processos de uma empresa continuamente, envolvendo todos os colaboradores. Ela incentiva a divisão do tempo de trabalho em períodos específicos:

1. 70% para a execução e entrega de atividades-chave.

2. 20% para refletir sobre meios de melhoria das tarefas desenvolvidas.

3. 10% para refletir sobre métodos que a empresa poderia usar para ser mais eficiente e competitiva.

Desse modo, será possível realizar uma administração de tempo mais eficiente. Além disso, os seus processos serão continuamente aprimorados e, a sua equipe, motivada.

  • Pomodoro Timer

Criada em 1980 pelo estudante Francesco Cirillo, a Técnica Pomodoro estimula a organização das tarefas em ciclos regulares de tempo. Ao final de cada ciclo, é preciso fazer um período de intervalo.

Para aplicá-la você precisa criar uma lista de tarefas e, com a ajuda de um cronômetro, focar na produção de uma das atividades por 25 minutos ininterruptos. Em seguida, você descansa por 5 minutos e retorna ao trabalho. Após cumprir 4 ciclos, um intervalo maior é feito.

Existe hoje, o software aplicativo "Pomodoro Timer" que atua justamente nessa técnica de aumento de produtividade. O timer serve para lembrar suas sessões de trabalho (de 60 a 90 min) e descansos pré-definidos (10-15 min).

  • Mindmeister

Conseguir organizar claramente todas as suas ideias quando se está elaborando um projeto não é uma tarefa simples. Existem diversos obstáculos que podem causar ruídos na comunicação entre a equipe e prejudicar que isso seja feito corretamente. Todas essas questões influenciam no gerenciamento do tempo e na produtividade.

O mapa mental é uma excelente forma de organizar ideias claramente e otimizar a memorização de informações mais complexas. Os mapas mentais podem ser utilizados em qualquer tarefa que envolva o brainstorming ou aprendizagem de novos conceitos e hábitos.

Assim, o Mindmeister é uma excelente ferramenta para criar mapas mentais, possuindo uma versão básica gratuita. Ela permite que você exporte seu mapa em grandes formatos e armazene todos aqueles já criados em uma pasta online.

Leu até aqui?

Não esqueça de compartilhar e ajudar a disseminar o conhecimento!

Siga nossas redes sociais:

Instagram | Facebook | Linked In

#GerarValor #Conteudo #PETProduçãoUFRN


71 visualizações

CONTATO

 (84) 92000-1430

petproducao.ufrn@gmail.com

 

Siga o PET Produção - UFRN nas Redes Sociais:

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Spotify
  • White YouTube Icon