top of page
Buscar
  • Katyane Costa

Aplicando o 5S na vida pessoal: como eliminar a bagunça e se manter organizado


Quanto tempo você já perdeu procurando algo importante e sem conseguir encontrar no exato momento em que você precisava? E se você soubesse exatamente onde aquele objeto deveria estar, facilitaria sua procura? Manter tudo bagunçado compromete sua gestão de tempo e sua produtividade. Entretanto, para muitas pessoas ser organizado é uma tarefa árdua e que não acontece de forma natural. Seja no seu ambiente de trabalho, na sua casa ou até mesmo com relação a sua carga de tarefas diárias.

Em Engenharia de Produção, para se dar um jeito na bagunça, usamos um programa original do Japão, país da organização, chamado 5S. Cada S é um senso diferente que deve ser aplicado na organização: Seiri (senso de utilização), Seiton (senso de organização), Seisou (senso de limpeza), Seiketsu (senso de higiene) e Shitsuke (senso de disciplina). Essa metodologia consiste em realizar pequenas tarefas diárias na organização para a recuperação do ambiente de trabalho, através de, por exemplo, uso de ferramentas de verificação e kanban de acompanhamento para garantir que a melhoria ali aplicada é contínua.

De forma análoga, podemos levar os conceitos do 5s para a nossa vida pessoal e praticá-los no dia a dia:

  • Seiri (senso de utilização): faça uma varredura nos ambientes onde você mais está inserido, procure por objetos e coisas que não lhe são úteis, que só ocupam espaço, e se desfaça daquilo. Nos seus armários, nas suas gavetas, na sua mesa de escritório. Elimine papéis que só ocupam espaço. Doe roupas e livros que não lhe servem mais. Exclua arquivos, filmes e fotos que só estão ocupando espaço do seu HD e poluindo sua área de trabalho. E observe suas tarefas diárias, o que você faz que realmente não é essencial para você?

  • Seilton (senso de ordenação): organize seu espaço. Como suas coisas devem estar dispostas para facilitar o seu uso¿ Organize seu armário, organize suas roupas de acordo com algum critério, por exemplo, ordem de utilização, ou roupas de traballhar ou de ficar em casa. Organize seus livros e papéis. Etiquete suas gavetas e caixas, para sempre saber onde tal coisa deveria estar. Quando tudo está organizado você economiza o tempo perdido que se gastava procurando algo.

  • Seiso (sendo de limpeza): mantenha seu ambiente limpo, seu escritório, seu quarto. Faça mudanças de layout para que tudo fique mais harmonizado, para que se aproveite melhor a luz do ambiente. Afaste o exagero de cores. Mas principalmente, faça uma limpeza na sua mente, afaste de você pessoas e pensamentos negativos.

  • Seiketsu (senso de hygiene): cuide da sua saúde. Manter um ambiente limpo é essencial para se manter saudável, entretanto não é suficiente. Cuide do seu corpo, fazendo exercícios físicos, mantendo uma alimentação balanceada, dormindo o tempo necessário para se descansar. Cuide também da sua mente, tenha um hobby, mantenha Contato com sua família, saia com seus amigos. Dessa forma, encontrando o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, você conseguirá se conduzir sua vida com mais disciplina.

  • Shitsuke (senso de disciplina): após aplicar os Ss anteriores, agora se faz necessário controlar e manter tudo aquilo que foi aplicado anteriormente.

Aplique os sensos e viva de forma mais harmoniosa e produtiva, seja com sua vida professional ou pessoal!

 

Leu até aqui?

Não esqueça de compartilhar e ajudar a disseminar o conhecimento!

Siga nossas redes sociais:

Instagram: @petproducaoufrn

Facebook: PET Produção - UFRN

Linkedin: PET Produção - UFRN


13.958 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page