top of page
Buscar
  • Ana Carolina Brito

A importância de um bom Currículo e de uma boa Apresentação Pessoal


Seja em um processo de seleção para um estágio ou em uma entrevista de emprego somos constantemente questionados sobre nossas habilidades e competências pessoais. Uma mensurável inicial e bastante importante para os recrutadores é o currículo, também denominado de CV, sigla para Curriculum vitae.

Na maioria das empresas o currículo é a primeira etapa de avaliação do processo seletivo para a classificação dos candidatos. Por este motivo, esse simples documento é tão primordial para aqueles que desejam estar cada vez mais inseridos no mercado de trabalho. Nos tópicos abaixo seguem algumas dicas para sua elaboração:

  • Seja objetivo, utilize tópicos e breve descrição: não descreva com detalhes as experiências vividas por você no currículo, algum questionamento poderá ser feito mais a diante em uma etapa de entrevista pelo próprio recrutador. Mas é importante ser claro e não deixar dúvidas sobre o escrito;

  • Seja você mesmo: não crie personagens no seu currículo, por exemplo, se você não tem inglês avançado, mas a vaga exige o requisito, não adicione a proficiência na língua. Mais à frente você poderá estar sendo testado pelo recrutador ao realizar perguntas em inglês. Tome cuidado!;

  • Conheça a organização aonde será enviado o seu currículo: algumas pessoas têm habilidades de elaborar currículos muito bonitos e bem estruturados nas ferramentas de PhotoShop e PowerPoint e, dependendo da empresa, esse tipo de CV pode chamar mais atenção do recrutador. Noutro lado, das empresas mais tradicionais, documentos em formato Word e com fontes convencionais pode soar mais profissional;

  • Atente-se para a estrutura do seu CV: introduza você mesmo com algumas informações pessoais gerais; escreva sobre o objetivo daquele currículo, conseguir a vaga de emprego ou a bolsa de estudo, por exemplo; enalteça suas qualidade, sendo sempre verdadeiro, mas dando real relevância; relate experiências em outras organizações e o conhecimento obtido nelas; por fim, acrescente informações de formação acadêmica e pessoal, como cursos e profissionalizações.

Além do CV, em um mundo altamente dinâmico e interativo, alguns jovens a até adultos duvidam da própria capacidade de comunicação e apresentação pessoal. Será que devemos ser 100% vigilantes do nosso modo de agir? A resposta é simples: devemos ser quem realmente somos, mas temos que saber nos expressar e nos moldar aos ambientes que estamos inseridos.

Imagine uma reunião com executivos de uma grande organização, é provável que neste caso você esteja vestido (a) com roupa social e esteja com boa aparência, para os homens a barba feita e cabelos penteados, para as mulheres uma maquiagem leve e unhas bem feitas, simples, não é? Agora imagine um local com amigos de longa data em um ambiente descontraído. Os dois contextos o(a) levariam a ter atitudes diferentes.

Para ambientes de negócio, vale ressaltar a relevância de manter uma boa aparência para o cliente, pois isso gerará um valor mental para ele. Este fato ocasiona boas experiências para o consumidor e retorno positivo para a empresa.

Agora você consegue manter relação com a elaboração de um bom currículo com o fato de se ter uma apresentação pessoal agradável? O mercado vem mudando e devemos estar aptos a nos adaptarmos constantemente a suas mudanças. Permita-se estar dia a dia mais atualizado sobre novas oportunidades e busque experimentá-las da melhor forma.

Abaixo, algumas referências consultadas para a elaboração da postagem:

https://clinicaempreendedora.com.br/importancia-da-apresentacao-pessoal-para-o-profissional/

http://www.salariobr.com/Artigos/A-importancia-de-um-bom-curriculo/5740

https://www.iped.com.br/materias/iniciacao-profissional/importancia-bom-curriculo.html

https://www.ibccoaching.com.br/portal/comportamento/importancia-cuidar-imagem-pessoal-ambiente-trabalho/

 

Leu até aqui?

Não esqueça de compartilhar e ajudar a disseminar o conhecimento!

Siga nossas redes sociais:

Instagram: @petproducaoufrn

Facebook: PET Produção - UFRN

LinkedIn: PET Produção - UFRN


711 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page