Buscar
  • Estefhany Lima

Internet of Things: o que é e quais os seus impactos


Nós, seres humanos, evoluímos porque nos comunicamos, compartilhamos informações. Quanto mais dados são criados, mais conhecimento e sabedoria nós obtemos. Isso, juntamente com a capacidade que a internet tem de comunicá-los, permitem um avanço ainda maior, trazendo cada vez mais benefícios para a sociedade.

A cada dia vemos as pessoas buscarem por facilidade devido à limitação de tempo e rotina, fazendo com que a conexão com a internet seja cada vez mais frequente. Dessa forma, será possível acumular dados dos nossos movimentos com muito mais precisão do que atualmente. Com esses dados, será possível otimizar, reduzir e economizar recursos naturais e energéticos, por exemplo.

A IoT (Internet of Things, Internet das coisas) promete mudar tudo, inclusive nós mesmos. Ela não é somente um grande ecossistema tecnológico, mas sim uma revolução!

Nela os objetos estão interconectados por meio da rede mundial de computadores, de modo que o mundo físico e o digital se tornem um só.

Segundo Mark Weiser, “As tecnologias mais importantes são aquelas que desaparecem. Elas se integram à vida do dia a dia, ao nosso cotidiano até serem indistinguíveis”. Os computadores estão tão presentes nas nossas rotinas que apenas os utilizamos sem muito esforço, porém, em breve, é possível que eles consigam até mesmo ler as nossas mentes e realizar nossos desejos.

Uma geladeira que faça o pedido do que está faltando, um relógio que monitora seus batimentos cardíacos e envia as informações para o seu médico em caso de problemas e carros que enviem informações para os demais em caso de engarrafamento são exemplos de objetos que, conectados por meio de chips, sensores e antenas, podem nos levar conforto, praticidade e informação.

Futurista ou utópico?

Com o avanço da tecnologia e da ciência moderna, a revolução já está acontecendo!

#internet #tecnologia #modernidade #futuro

32 visualizações

CONTATO

 (84) 92000-1430

petproducao.ufrn@gmail.com

 

Siga o PET Produção - UFRN nas Redes Sociais:

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Spotify
  • White YouTube Icon