top of page
Buscar
  • Giovanna Lopes

Os 5 "C" essenciais na liderança: características que te levarão ao sucesso


Qual o seu primeiro pensamento ao se deparar com um material de liderança?

Em algum momento, você não soube colocar toda a teoria em prática?

Você já se sentiu perdido em meio a tantos conceitos sobre o assunto?

Eu confesso que já me senti assim! Dentre tantos materiais de liderança, no que eu deveria focar?

Você já deve saber que para liderar com sucesso uma equipe de cinco, dez ou cinquenta pessoas ou talvez uma grande empresa, você precisa ser um bom líder. É necessário investir na sua capacidade de liderar!

E o que fazer diante desse fato?

CONCENTRE-SE nessas cinco características descritas a seguir e saiba que aderindo cada uma delas, uma brilhante jornada profissional te espera!

1. Competência

Nós temos a tendência a acreditar que precisamos ter conhecimento sobre tudo. Queremos de qualquer forma mostrar a nossa competência em, se preciso for, todas as áreas. Mas, eu preciso te informar: nenhum líder é o melhor em tudo que precisa ser feito. Livre-se da pressão de que você precisa ser bom em tudo!

Você sabe em que você é naturalmente bom? E se sabe, quanto tempo você tem investido para potencializar suas melhores habilidades?

Isso não quer dizer que você se limitará, pois o crescimento é indispensável. Porém, procure gastar seu tempo potencializando o que você já é bom e delegue o que você não sabe fazer tão bem. Dessa forma, você e os outros da equipe se desenvolvem e crescem juntos.

Aproveite o tempo livre, sem pressão e urgência, para adquirir e estudar novos conhecimentos. Te garanto que assim será muito mais leve e fácil.

2. Coragem

Um líder logo é identificado quando toma a decisão de dar o primeiro passo. Talvez você não seja o mais criativo ou inteligente do time, mas você precisa ser o mais corajoso!

Encare os desafios! Seja o primeiro a pôr as coisas em movimento e vá em frente!

Não abra mão dessa característica, porque as pessoas geralmente seguem líderes destemidos.

3. Clareza

Saiba que suas ideias serão boas e reconhecidas na proporção que você conseguir expressá-las. Sua equipe precisa entender o que você quer dizer e atenção, não estou falando apenas de ter uma boa oratória, mas sobre saber comunicar de forma clara para onde vocês devem ir e como chegarão até lá.

Um bom líder não culpa as pessoas quando um objetivo não é atingido, pois entende que talvez não tenta comunicado a importância e o valor do mesmo de forma clara.

Comunique as metas e o CAMINHO que trilharão para alcança-las. E em momentos de estresse e incerteza, continue sendo claro, ainda que inseguro, pois sua equipe precisará dos seus direcionamentos.

4. Coaching

Coaching significa um processo de treinamento direcionado por instrutor ou mentor. Isso quer dizer que você precisará de pessoas que te capacitarão na liderança. Sem um coach, você nunca conseguirá ser tão bom quanto poderia ser.

Quem são as pessoas que te ajudam a se desenvolver pessoal e profissionalmente? Procure por mentores mais experientes que você e não tenha medo de pedir ajuda!

5. Caráter

Essa é, sem dúvidas, a qualidade mais indispensável. Essa é a característica que faz um líder digno de ser seguido. Um caráter bem consolidado te dará autoridade moral diante das pessoas.

Você já parou para refletir qual o legado que deseja deixar? Pelo que você gostaria de ser lembrado?

O seu caráter determinará seu legado! Com intenções e motivações certas, sua equipe te seguirá com orgulho.

Depois de conhecer um pouco mais sobre essas qualidades, você já sabe o segredo. Foque nessas 5 chaves e abra a porta do sucesso. As pessoas ficarão impactadas com a sua liderança!


3.352 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page