Há quem seja apaixonado por livros e tenha tempo para ler com frequência; outros amam a leitura, mas com uma rotina cheia de atividades não conseguem encaixar esse hábito no dia-a-dia; e também tem aqueles que não gostam muito de ler, mas que se veem obrigados adquirir o costume para obter novos conhecimentos e amplificar o leque de oportunidades que a leitura é capaz de proporcionar.
Se você se enxerga como um dos perfis de leitores citados acima e acredita que a leitura é um fator muito importante para sua vida pessoal e profissional, iremos te apresentar algumas técnicas e dicas para você aprimorar esse hábito, basta ficar ligado nesse texto que tem muito a te ensinar.
Os livros são ótimas companhias para momentos diversos e a facilidade de adquiri-los tem sido cada vez maior com o avanço da tecnologia. Muitos deles tem se tornado portáteis com o surgimento dos e-books e do Kindle (dispositivo eletrônico para leitura de textos), dado também a maior utilização de smartphones pela população no geral.
Seja por meio de livros físicos ou e-books, a produtividade do leitor pode ser aumentada quando este é capaz de ler mais em um menor espaço de tempo, compreendendo boa parte do texto. Traçar uma meta de 80% para compreensão do texto é muito boa, pois nem sempre é possível entender e memorizar 100% do que está escrito.
Com base no que foi dito, é comum fazer uma leitura e recordar na mente apenas as principais ideias, uma vez que permanecem por mais tempo na lembrança das pessoas. Os pontos secundários e pouco relevantes não costumam ser lembrados após um longo tempo. A seguir vamos apresentar algumas dicas para você aperfeiçoar sua leitura, sendo elas:
Retome somente ideias que te deixaram em dúvida: evite ler inúmeras vezes o mesmo parágrafo, principalmente se você entender que o conteúdo dele não é tão relevante.
Evite pronunciar palavras mentalmente ou oralmente: esse tipo de comportamento pode diminuir a velocidade da sua leitura, uma vez que você estará lendo palavra por palavra.
Busque ler sempre que puder: adquira o hábito da leitura, lendo em seus momentos livres.
Leia com a mente tranquila: evite ler quando estiver cansado. Desse jeito é muito provável que você consiga absorver pouca coisa do que foi lido.
Pratique a leitura em lugares silenciosos: leia em lugares tranquilos e com pouco/nenhum barulho.
Compreendido as dicas, iremos apresentar algumas técnicas que te possibilitem ler mais rápido:
SCANNING: é um método que busca por palavras-chaves no texto. Normalmente essas palavras são substantivos, portanto busque começar por elas.
SKIMMING: é uma leitura preliminar que tem como intuito mapear as ideias do livro, analisando os títulos, os subtítulos, imagens e gráficos.
SPEED READING: é composto por duas etapas. A primeira é pela utilização de uma caneta para guiar a visão durante a leitura. A segunda é começar a leitura três palavras após a primeira e finalizar a três palavras do fim. O hábito ajudará a encontrar informações em regiões extremas do texto, compreendendo os conteúdos que são vizinhos ao texto que se está focado.
MEMORIZAÇÃO DA LEITURA: essa técnica ter permite fixar melhor o conteúdo que foi lido. O ponto central está em anotar as principais ideias em um caderno ou no próprio livro para que venha a recordar com mais facilidade e não precise retornar ao texto.
Aprendido as técnicas e dicas apresentadas, é chegada a hora de praticar e acompanhar todo o progresso por meio de métricas. A sugestão que damos é cronometrar a quantidade de palavras que você lê em 1 minuto. Para te dar um parâmetro, temos que um leitor comum lê 150 palavras por minuto, enquanto um bom praticante pode ler até 800 palavras por minuto.
E você ficou entusiasmado para aplicar todo o conhecimento apresentado na sua rotina de leitura?
Abaixo, algumas referências consultadas para a elaboração da postagem:
https://comunidade.rockcontent.com/leitura-dinamica/
https://comunidade.rockcontent.com/como-ler-mais-e-melhor/?utm_source=blog&utm_campaign=rc_blogpost
Leu até aqui?
Não esqueça de compartilhar e ajudar a disseminar o conhecimento!
Siga nossas redes sociais:
Instagram: @petproducaoufrn
Facebook: PET Produção - UFRN
LinkedIn: PET Produção - UFRN