top of page
Buscar
  • Letícia Yasmin

MÉTODO SHINYASHIKI – 5 PASSOS PARA UMA APRESENTAÇÃO PODEROSA


Todos, em algum momento, precisarão falar na frente de alguma plateia, seja para vender uma ideia, um produto ou um projeto, podendo ser em um workshop ou uma simples reunião. O fato é que você precisa passar a sua informação de forma clara, levando os seus ouvintes à ação que você deseja que eles executem por meio da sua ideia central. Parafraseando os Beatles, “Tudo que você precisa é a comunicação”.

Mas não é todo mundo que tem facilidade para falar em público e, mesmo aqueles que têm, podem não se sentir preparados no momento que precisam se apresentar. As oportunidades que aparecerão para você dependerão da sua capacidade de comunicação e do quanto você é capaz de vender o que deseja de forma clara e objetiva.

Se você sente dificuldade para se apresentar em público ou quer aperfeiçoar as suas habilidades, está no lugar certo! Nós trouxemos 5 passos, baseados no livro O Segredo das apresentações Poderosas, de Roberto Shinyaski que irão te ajudar a aprimorar sua maneira de falar.

Antes de irmos às nossas etapas, é importante lembrarmos que o segredo de uma apresentação poderosa está na naturalidade com a qual você fala e no conhecimento sobre o seu público. É muito mais fácil ser você mesmo, sem precisar assumir um papel para estar ali. O que você precisa é adaptar as ferramentas que estão ao seu alcance ao público que estará presente na sua apresentação.

Se prepare para as dicas e não deixe que as apresentações em público sejam um impedimento para o seu sucesso.

1. PLANEJAR

Para que a sua palestra ou apresentação seja feita com sucesso, você precisa planejá-la.

Mas como fazer isso? É simples, você precisa começar definindo o objetivo da sua apresentação!

Sempre que fazemos uma apresentação, estamos querendo vender algo, então entenda o que você está querendo vender e para quem. Sempre que estiver criando o conteúdo da sua apresentação, foque o objetivo estabelecido.

Entendendo quem é o seu público, o que você quer vender (ideia, serviço ou produto) e qual a ideia central da apresentação, você saberá quais recursos deverão ser utilizados para facilitar no momento de transmitir a mensagem.

2. PREPARAR

Após planejar os objetivos da sua apresentação, é preciso organizar todas as suas ideias para alcançá-los. Uma apresentação bem preparada já possui 50% de chance de dar certo!

É preciso organizar o conteúdo a ser passado de forma clara e seguindo uma linha de raciocínio. As informações necessitam estar relacionadas para que o conteúdo se torne relevante para o seu público.

Falamos que, na etapa de planejamento, você precisa entender seu público. E aqui essa informação continuará sendo de extrema importância. Entenda o que o seu público ou contratante deseja, esteja alinhado com os objetivos deles também.

É de extrema importância não fugir do tema da apresentação e, consequentemente, do objetivo principal do evento no qual você está palestrando.

Procure criar a sua apresentação para mostrar que você é um especialista no tema que está abordando, mas faça isso com cuidado, o público não quer saber sobre você, mas sim sobre o que você pode acrescentar a ele. É preciso simplificar a sua mensagem para garantir que todos que estão lhe assistindo conseguirão captar a mensagem que está sendo passada.

Você já ouviu falar em Storytelling? A técnica está relacionada a criar uma narrativa que lhe faça abordar o tema contando história relevantes. Esta é uma ótima técnica e pode lhe ajudar a prender a atenção daqueles que estão assistindo a sua apresentação.

3. TREINAR

Treinar a sua apresentação, reforçando a mensagem que você deseja passar é o grande responsável por garantir o bom desempenho da sua apresentação.

Após criar a sua apresentação, repasse para você mesmo para garantir que domina o assunto que está abordando. É preciso que você crie na sua mente uma atmosfera na qual você se sinta confortável na situação de apresentador.

Susan Cain, a autora do livro “O Poder dos quietos” diz que o segredo para superar o desafio de falar em público é praticar as falas com grupos pequenos nos quais você se sinta à vontade. Com isso, você se acostuma com a sensação de ser observado.

As apresentações para grupos menores lhe permitem algo que pode ajudar muito na construção da sua apresentação: os feedbacks. Seja receptiva a eles, pois farão com que você consiga se aprofundar ainda mais em sua apresentação e na resolução da crítica que foi levantada, melhorando a sua exposição.

4. EXECUTAR

Após seguir as três etapas anteriores, é hora de fazer a sua apresentação e colocar tudo o que foi planejado em prática, e alguns cuidados devem ser levados em consideração.

Como você está vestido e qual a sua postura no momento da apresentação? Sua aparência pode mudar significativamente o profissionalismo com o qual você está abordando o tema, precisando estar alinhada com o público e o objetivo da apresentação.

Algumas dicas podem ser dadas para trazer dinamicidade à sua apresentação:

Interaja com os objetos: Isso diz respeito às ferramentas que estarão disponíveis no momento da sua apresentação, principalmente os slides. Demonstre que você tem intimidade com o que está apresentando.

Interaja com o público: Faça contato visual com aqueles que estão lhe assistindo e demonstre se importar com a contribuição deles para a apresentação. Traga-os para dentro da sua palestra.

Movimente-se: Você precisa estar à vontade no cenário em que está palestrando para fazer com que o público possa confiar no que está sendo dito. Os movimentos irão atrair a atenção da plateia e fará com que você consiga dominá-la mais facilmente.

5. APRIMORAR

Aprimorar as suas habilidades é fundamental! Utilize a apresentação que já passou para identificar os pontos que precisam ser melhorados, e, assim, seu desempenho será cada vez melhor, fazendo com que alcance sempre os melhores resultados.

Para isto, tenha sempre atenção à reação do público durante as suas apresentações, pois lhe dirá muito sobre onde você está acertando e onde precisa trabalhar.

Você já está pronto para a sua apresentação em público? Lembre-se que, apesar de métodos que podem lhe ajudar a montar a sua exposição, não há porque ficar preso a livros ou cursos específicos. É preciso que você estude o que lhe ajuda na hora que precisa falar em público.

Estas dicas são para lhe mostrar que não é impossível falar em público, existem muitas técnicas que podem lhe ajudar. Não deixe o seu sucesso se afastar só porque você tem receio de se apresentar em público. Procure trabalhar isso e vá em busca dos seus objetivos!


638 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page