Buscar
  • Ramon Martins

O QUE ESPERAR DA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO PARA OS PRÓXIMOS 20 ANOS?


Você está cursando Engenharia de Produção e possui dúvidas quanto a seu futuro no mercado? Fique tranquilo, pois essa não é uma preocupação exclusiva sua, ela é muito comum e compartilhada entre todos os que ingressam no ramo da engenharia. Ao longo deste artigo, serão esclarecidos alguns dos principais questionamentos existentes entre as pessoas que se encontram nesse estágio e ao final do texto espera-se que suas dúvidas sejam sanadas.

Com o desenvolvimento das novas tecnologias e ferramentas no meio atual, em conjunto com previsões de surgimento de outras que tenham como função atuar na integração de processos, bem como no aumento da produtividade geral, aparece a necessidade de um profissional capacitado para lidar com essas novidades. E é aí que voc

ê entra, futuro engenheiro de produção! Durante a graduação, você desenvolve habilidades relacionadas a liderança, gestão de pessoas e processos, assim como aprende ferramentas e técnicas que possibilitam uma tomada de decisão correta, baseada nas inúmeras variáveis que cercam um problema; e é por tudo isto que você se torna o favorito para assumir a responsabilidade de gerir e utilizar essas inovações da melhor forma possível

E é neste momento que você deve estar se perguntando: “ok, mas que novas tecnologias são essas que terei que lidar?”, e a resposta é: automatização de processos, integração de sistemas, inteligência artificial, realidade aumentada, computação em nuvem, impressão 3D, cibersegurança, robótica avançada, Big Data e logística flexível. No futuro, a demanda por esses mecanismos tende a aumentar de forma significativa, pois eles proporcionam uma maior aceleração e flexibilização dos mais diversos processos. Isso tem ainda mais relevância quando se tem em mente que nos próximos 20 anos, a previsão é de que empresas espalhadas em todo o globo tenham uma produção em massa flexível sem gastar muitos recursos.

Para isso, estima-se que o engenheiro de produção entre nesse meio de forma intensa para contribuir com esse objetivo. E para tanto, este terá que atuar conhecendo a fundo esses novos modos de realizar um processo, bem como implementando uma análise de dados baseada em indicadores gerados pelos novos sistemas, a fim de promover o planejamento e controle do processo.

Diante de tudo isso, tem-se que, com um inerente aumento da demanda produtiva, o futuro que esta profissão reserva é de aumento na oferta de oportunidades de emprego e aumento na visibilidade do curso, o que acarretará em um engajamento ainda maior na procura para ingressar na Engenharia de Produção.

#Futuro #EngenhariadeProdução #Tecnologia

79 visualizações

CONTATO

 (84) 92000-1430

petproducao.ufrn@gmail.com

 

Siga o PET Produção - UFRN nas Redes Sociais:

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Spotify
  • White YouTube Icon