top of page
Buscar
  • Mariah Caroline

5 dicas para potencializar a sua comunicação interpessoal


Comunicação interpessoal é a habilidade de transmitir, receber e interpretar mensagens de forma clara e coesa.

Nesse contexto, sabendo que o mercado eleva constantemente as exigências do perfil ideal para a contratação e que o comportamento do indivíduo dita tendências nas relações sociais, selecionamos 5 dicas de como potencializar a sua comunicação interpessoal. Anota aí todas as indicações!

1. Tenha uma boa oratória

Saber trocar informações de forma concisa é essencial para comunicar-se com outros indivíduos. Para tanto, um bom orador deve demonstrar segurança e domínio do conteúdo abordado no diálogo, sem que haja uma relação de superioridade. Além disso, o ritmo e o tom da fala são características imprescindíveis para convencimento e alcance de um bom relacionamento.

2. Aprimore a sua capacidade de percepção

A comunicação também abrange fatores não-verbais, sendo necessário estar atento às expressões, tanto de quem escuta quanto de quem fala. A linguagem corporal é capaz de indicar o interesse ou desinteresse das parcelas envolvidas na conversação e, quando percebida e analisada em tempo hábil, pode auxiliar na mudança de abordagem utilizada para cativar o ouvinte.

3. Seja empático

Colocar-se no lugar do outro é um grande passo para aprimorar a sua comunicação. O ato de ser empático aumenta a possibilidade de conexão entre as partes envolvidas na conversa, além de proporcionar uma compreensão maior do assunto discutido, já que a escuta com pré-julgamentos e respostas instantâneas pode agravar a assimilação de informações.

4. Assuma uma boa postura

Como dito anteriormente, a linguagem corporal transmitida é algo que pode comprometer as relações entre indivíduos. Nesse sentido, procure mostrar-se interessado no assunto, com boa postura e sem desviar a atenção da conversa frequentemente com ações banais, como o uso do celular ou a realização de afazeres diversos que não convém ao momento em questão.

5. Torne-se um bom ouvinte

Busque compreender toda a fala transmitida, evite antecipar-se e interromper o diálogo. Compreender o que é repassado e saber interpretar dados são ferramentas cruciais e que podem impedir falhas durante a transmissão da mensagem. Lembre-se que a atenção durante a conversa é um quesito primordial para estreitar laços e fortalecer relacionamentos.

E aí, o que acharam das dicas? Compartilhem o artigo com os seus amigos e fiquem ligados nas postagens do nosso blog. Até a próxima!


150 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page