Buscar
  • petproducaoufrn

5 dicas para passar em um processo seletivo de primeira


Você sabe o que te faz não querer participar de um processo seletivo? Insegurança, receio de não ser aprovado, medo dos imprevistos? Então preciso te dizer que dá para fazer desse momento o menos tenso e o mais proveitoso possível!


Certamente é desafiador participar de um momento como esse, mas já parou para se perguntar: por que as empresas fazem processos seletivos, muitas vezes longos e cheios de etapas? O objetivo é escolher alguém que melhor se adeque à vaga em aberto. Por isso, ter esse pensamento em mente é um bom começo para nortear os pontos importantes que você deve trabalhar.


1 - O primeiro passo é querer


Desafiar-se em um processo seletivo pode ser uma oportunidade única para o aprendizado e crescimento profissional e pessoal, se bem aproveitado. Esse é um bom momento para realizar uma autoavaliação gentil de si e perceber quais são as suas forças e quais pontos podem ser mudados para melhor. Se você participar de um processo humanizado como o do PET, será comum receber feedbacks a cada etapa. Entretanto, pessoas externas de sua confiança também poderão te ajudar e o que elas têm a dizer a seu respeito te auxiliará na busca pela melhoria contínua.


2 - Estude a empresa/grupo


Apesar de ser algo muito dito, não é tão óbvio quanto parece! Por que você desejaria trabalhar em um local que não é compatível com seus valores e objetivos? Ou melhor, como você escolheria um local de trabalho que não conhece nada a respeito? O match se dá quando as suas competências e objetivos se alinham com a empresa! Pode ter certeza, não há outra forma de tornar a experiência incrível.

Talvez o seu perfil seja de alguém adaptável, mas por puro desconhecimento, você pode responder de forma incoerente e desalinhada à cultura daquela organização. Então se atente a esse quesito!


3 - Não se atrase


A pontualidade e o compromisso durante um processo seletivo são essenciais, por isso é bom estar atento a programação e aos horários de cada etapa. Lembre-se que é melhor se adiantar do que chegar atrasado.


4 - Aja naturalmente


Nunca fez tanto sentido o "ser você mesmo" como em um processo seletivo! As pessoas têm defeitos e toda organização deve estar ciente disso. Não necessariamente um ponto fraco te eliminará de um processo, mas a falta de sinceridade pode comprometer a imagem que você deseja passar! Então não esconda seus pontos de melhoria, mas mostre o que tem feito para crescer nisso de forma verdadeira.


5 - Seja o coelho e a tartaruga


É comum querer demonstrar claramente o seu entusiasmo e proatividade durante um processo seletivo, mas você não precisa ser sempre o primeiro a falar, nem o líder em todas as etapas. Saiba se colocar no momento certo e ouça com atenção! Há espaço para expor suas habilidades e competências, então quando surgir o momento não deixe de apresentar seu diferencial. Além disso, mostre os seus pontos de vista e ideias, pois podem ser essenciais para a resolução de um problema. Em resumo: encontre equilíbrio entre o não ir muito rápido e o não ficar para trás.


A verdade é que todo mundo parece já saber o que se espera de alguém em um processo seletivo, mas nem todo mundo se dá bem! O que vai determinar se aquela vaga será sua ou não é a compreensão e absorção plena desses pontos. Caso esteja inseguro, você pode simular a situação que te deixa desconfortável para, em seguida, autoavaliar-se e buscar sempre melhorar sua performance.


Existem diversos processos seletivos constantemente disponíveis, portanto esteja atento às oportunidades e desejamos uma boa jornada. Afinal, todo desafio é uma experiência repleta de aprendizados!



99 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

CONTATO

 (84) 92000-1430

petproducao.ufrn@gmail.com

 

Siga o PET Produção - UFRN nas Redes Sociais:

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Spotify
  • White YouTube Icon