top of page
Buscar
  • Foto do escritorpetproducaoufrn

A importância de trabalhar os valores da organização no dia a dia



Você sabe qual é a importância de se ter valores e trabalhá-los na sua organização? E de como isso pode fortalecer a cultura interna? Se você busca as respostas para essas perguntas e alguns exemplos, esse post foi feito para você.


Falando primeiramente sobre valores, eles são o norte da organização, o princípio que deve ser seguido para toda decisão tomada e ação realizada, e deve ser enxergado tanto internamente quanto externamente.


Quando se trabalha os valores da sua organização você potencializa a unidade, criando uma identidade, unificando o grupo em aspectos que são importantes. Um exemplo que podemos dar é de algo que encontramos aqui mesmo no PET, dois dos nossos valores são: inovação e competência, e quando buscamos melhorar vamos atrás de como fazer a melhoria, tomando como exemplo outras empresas, adaptando o que encontramos para nossa realidade.


O exemplo anterior é para apresentar que a valorização desse aspecto de ter um norte e costumes a se seguir trazem grandes ganhos para a organização, como fortalecer a cultura interna, que no nosso caso foi dar enfoque a inovação por meio da melhoria contínua.


Você pode estar se perguntando, como fazer essa implementação, de trabalhar os valores internamente, então vamos dar algumas dicas:


1 - Deixe os valores onde todos possam ver:


É muito importante que as pessoas nunca se esqueçam. E para isso é necessário ter acesso rápido e fácil para que possam sempre se lembrar. Uma das formas de garantir isso é colocando os valores em quadros em locais estratégicos, no uniforme, em apresentações, wallpapers, etc.


2- Explique cada um deles:


Muitas vezes temos em nossos valores palavras e frases que para alguns podem ter um sentido ambíguo, então é essencial que seja explicado para todos em momentos de apresentação, recepção a empresa, etc. Qual o sentido de cada um deles e a sua importância para a organização. Algo que pode ser feito nessa situação é tentar remeter esse sentido que existe nos valores utilizando slogans, frases curtas, sonoramente agradáveis e que carreguem consigo somente as informações necessárias.


3 - Motive a sua equipe a vivê-los:


Um passo muito importante na implementação e manutenção dessa forma de se trabalhar é motivar o grupo a isso, e uma das formas é reconhecendo o trabalho da pessoa que mais representou cada um dos valores durante a semana. É assim que fazemos aqui dentro do PET e caso queira entender melhor, clica aqui e assista o vídeo que nós explicamos o NAU, nossa ferramenta de motivação.


E aí, gostou do texto? Conseguiu entender as vantagens e como aplicar? Tem alguma dúvida? Manda um feedback ou suas dúvidas para gente, e nos acompanhe nas redes sociais para não perder nossos próximos conteúdos.


96 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page