Buscar
  • petproducaoufrn

Como adaptar eventos para o ambiente virtual sem perder a qualidade


Sabe como superar as barreiras do isolamento social para atingir os objetivos? O que fazer para continuar entregando resultados que, antes, exigiam aglomeração? Como produzir eventos online garantindo a qualidade? Nesse texto você irá ter conhecimento sobre as dificuldades de um evento online e como superá-las, sendo abordado o caso da adaptação do evento LabPET, promovido pelo PET Produção.


A ideia de realizar eventos online surgiu como uma opção para prosseguir com a missão do grupo e continuar impactando a graduação, mesmo nesse período de isolamento social. Com o bom resultado de treinamentos internos na forma online, percebemos que também seria viável realizar eventos para o público externo. Apesar de um evento online para o público externo apresentar mais riscos e dificuldades, foi possível fazer uma adequação do evento LabPET, no qual é ofertado minicursos com temas relevantes para a graduação e na última edição teve seu nome alterado para WebPET, representando o formato remoto.

Os eventos, normalmente, já apresentam riscos de imprevistos e, nesse período, os riscos aumentam, tanto para participantes quanto para ministrantes, como em casos em que há problema de conexão de internet ou no aparelho eletrônico e dificuldades para se concentrar por conta do ambiente em que a pessoa está. No WebPET tivemos um caso em que faltou energia na casa de uma ministrante faltando apenas vinte minutos para o início do minicurso, sendo necessário o adiamento do minicurso, o qual foi completamente compreendido pelos participantes.


Além dos imprevistos, os eventos online estão mais suscetíveis a perda de interesse e falta de engajamento por parte do público, visto que a comunicação virtual é menos expressiva. Portanto, aqui vão algumas dicas para adaptar eventos ou outros serviços para o formato online:


1) Atenda o interesse do público alvo

Realize uma pesquisa de mercado para saber o desejo do público e ofertar um conteúdo que atraia o público. Entre em contato com ministrantes que possuem domínio do tema escolhido. Evite eventos de longa duração que provoquem perda de interesse.

2) Conteúdo dinâmico

A capacidade de concentração do ser humano está reduzindo cada vez mais, portanto, é importante que você promova interação dos participantes, realizando testes ou dinâmicas. Incentive os participantes a compartilharem suas dúvidas e resultados individuais pelo chat da plataforma ou dê abertura de fala ao participante para isso. Quanto mais dinâmico, maior será o aprendizado e o engajamento dos participantes.

3) Mantenha uma boa comunicação

Esteja sempre em contato com os ministrantes para saber suas dificuldades e pensar em soluções para evitar imprevistos. Passe todas as orientações sobre o evento para os participantes para evitar futuras complicações.

4) Pense em como melhorar

Sempre podemos melhorar, né? Faça uma análise sobre os principais pontos do evento para entender o que precisa ser melhorado. Peça feedbacks aos participantes e ministrantes, elabore um formulário para colher esses feedbacks e procure continuar atendendo o desejo do público para continuar obtendo sucesso.

Essas são algumas dicas utilizadas pelo PET Produção nos eventos online e que contribuíram para os bons resultados obtidos. É importante que você busque a inovação para se adaptar às mais diversas situações.


79 visualizações

CONTATO

 (84) 92000-1430

petproducao.ufrn@gmail.com

 

Siga o PET Produção - UFRN nas Redes Sociais:

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Spotify
  • White YouTube Icon