top of page
Buscar
  • Foto do escritorpetproducaoufrn

Ensino remoto: como manter a produtividade mesmo estudando em casa


Seus estudos em casa estão improdutivos e desorganizados? Acha que sua adaptação ao ensino remoto está sendo difícil? Não consegue encontrar ferramentas que facilitem seu desenvolvimento? O que você está fazendo para mudar isso?


Pensando nisso, preparamos dicas para melhorar sua prosperidade mesmo estudando em casa.


1 – Crie uma rotina


Sabemos que atualmente há abundância de deveres e informações que somos expostos diariamente, por isso, separar um tempo para estudar se torna uma atividade bem complexa, contudo muito importante.


Então, organizar horários fixos para estudar ao longo da semana é fundamental para o sucesso do seu planejamento de estudos. Isso fara com que seus estudos sejam mais proveitosos.


2 – Organize um local para estudar


Um local limpo e organizado é imprescindível, visto que você consegue otimizar seu tempo, pois já saberá onde encontrar cada material que deseja utilizar nos seus estudos.

Além disso, é importante que essa organização seja estratégica no sentido de evitar distrações ao longo de sua atividade no local, concentrando-se melhor no momento de estudar.


3 – Gerencie suas tarefas e seu tempo


Uma das melhores maneiras de otimizar o tempo é não acumular matérias, porém, há uma certa dificuldade em fazer isso acontecer. Pensando nisso, trouxemos duas ferramentas maravilhosas que ajudarão você com seu tempo e suas atividades. Afinal, você é o dono do seu tempo ou deixa o tempo dominar você?


Trello: organiza suas atividades de forma dinâmica e funcional. Além disso, a ferramenta é de fácil manuseio e bastante intuitiva. No Trello você pode organizar cartões conforme as atividades que você esteja trabalhando, adicionar check-list, anexar arquivos do Dropbox e Google Drive, você também pode trabalhar off-line que os quadros sincronizam automaticamente quando conectados a internet. Outro fato, é que a ferramenta oferece outras possibilidades de organização, como lembretes, calendários e diversas outras coisas. Explore-o.


Forest: melhore sua concentração na hora do estudo. Esse aplicativo incentiva você a não utilizar um dos maiores dispersores de atenção, o celular. Assim ele permite que você “plante uma árvore”, mas se você sair do aplicativo e sua árvore murcha.


4 – Revise os conteúdos (mapa mental)


Revisar os conteúdos estudados é, sem dúvidas, uma das melhores maneiras de fixar o que foi passado durante a aula. Uma excelente maneira de fazer isso é elaborando um mapa mental.


Além de estudar e aprender a matéria, você exercitará sua criatividade e deixará arquivado um bom documento para dá aquela revisada antes da prova.


5 – Descanse


Um dos principais fatores do processo de aprendizado é o descanso. Outro fato é que o descanso não se remete apenas aos intervalos durante os estudos, é necessário dormir bem, ter 8 horas de sono.


Então, durante sua organização considere um tempo de descanso e lazer no seu planejamento. Ora, não estamos aqui apenas para estudar, precisamos nos divertir e descansar. Tudo é uma questão de equilíbrio.


709 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page