top of page
Buscar
  • Foto do escritorpetproducaoufrn

Estatística e sua utilidade em Engenharia de Produção



Neste blog sobre Estatística e sua utilidade em Engenharia de Produção, você encontrará uma abordagem clara e sucinta sobre temáticas que são de extrema importância para o seu conhecimento, logo abaixo você poderá encontrar todos os tópicos que serão abordados. Se quiser, clique em um tema para ir diretamente ao conteúdo:



ANTES DE TUDO, VOCÊ SABE O QUE É ESTATÍSTICA?


A estatística é um conjunto de métodos do campo da matemática que tem como principal função relacionar fatos e números que nos possibilita coletar dados e analisá-los, assim sendo possível realizar alguma interpretação deles. A estatística está contida em basicamente todas as áreas do conhecimento humano, além disso, ela é dividida em duas partes: estatística descritiva e inferencial.


A estatística descritiva é caracterizada pela organização, análise e apresentação dos dados, enquanto a estatística inferencial tem como característica o estudo de uma amostra de determinada população e, com base nela, a realização de análises e a apresentação de dados.


QUAL A IMPORTÂNCIA DA ESTATÍSTICA E POR QUE DEVO TER CONHECIMENTO SOBRE ELA?


Já se deparou em algum momento em que você precisou adquirir algo e necessitou fazer toda uma análise de onde seria mais viável e valeria mais a pena comprar aquele determinado ítem? Ou aquele momento em que você precisou fazer vários testes e tentativas para acertar a receita ideal de uma torta? Ou até mesmo quando você acessa o aplicativo do tempo no seu smartphone para ele mostrar qual a probabilidade de chover hoje, e assim, você poder decidir se vai levar guarda-chuva para a faculdade, ou mesmo se vai precisar trocar de locomoção, na chance de chegar menos molhado ao seu destino?


Então, tudo isso envolve a estatística, ou seja, esse campo tão importante da matemática está mais presente no nosso cotidiano do que imaginamos, e é algo tão recorrente que muitas vezes nem percebemos que utilizamos constantemente a estatística.


Por meio da estatística é possível desenvolver técnicas que são de suma importância, são elas: a coleta de dados e sua organização, interpretação, análise e representação. Vale ressaltar, que a matemática já vem acompanhando a nossa história desde o início das grandes civilizações com o intuito de contribuir com a tomada de decisões.


Atualmente, por meio de ferramentas e softwares, a estatística auxilia em diversas áreas, e uma delas é na Engenharia de Produção, então, se você deseja saber como ela é utilizada dentro desse curso, confira o próximo tópico.


COMO A ESTATÍSTICA AUXILIA E É UTILIZADA NA ENGENHARIA DE PRODUÇÃO?


Quando começamos a fazer o curso de Engenharia de Produção nos deparamos com uma enxurrada de disciplinas que envolvem dados estatísticos. Sendo assim, já começa a ser perceptível o por quê desse método matemático ser tão importante. Mas por que a estatística está presente na maioria das disciplinas e como irei utilizar essa ferramenta de forma prática no meu cotidiano como Engenheiro de Produção?


Primeiramente, vamos fazer um tour pelas disciplinas.


  1. Em Pesquisa Operacional se estuda otimizações de processos utilizando lógicas matemáticas;

  2. Gestão da Qualidade estuda onde o engenheiro de produção pode atuar levantando índices de controle de qualidade e dados para eliminação de desperdícios;

  3. Engenharia de Métodos e Tempos, usa a estatística para calcular a amostragem correta para que as cronometragens sejam válidas;

  4. Simulação de Sistemas, é onde o engenheiro de produção simula processos produtivos e de serviços, onde a estatística valida modelos simulados;

  5. Planejamento e Controle de Produção, onde a estatística é utilizada para garantir que não ocorram excesso ou falta de produção e consequentemente problemas com desperdícios ou reclamação de clientes;

  6. Gestão de Estoque, no qual garante a quantidade certa de produtos armazenados baseados em dados estatísticos;

  7. Em Logística é ensinado a utilizar dados para otimizar custos com transporte e movimentação;

  8. E por fim no estudo de seis sigmas, kaizen, manufatura enxuta, design thinking e outras técnicas de resolução de problemas, que para fazer as melhorias continuas, a estatística é parte inerente do trabalho.


Com isso, pode-se perceber de forma mais clara e nítida o quão importante é a estatística para o Engenheiro de Produção e quão presente ela se fará no cotidiano do mesmo.


Além disso, para auxiliar ainda mais na otimização dos processos, análise de dados, melhoria da qualidade e durabilidade dos produtos, e entre outros, são utilizados softwares que são de suma importância para essas otimizações. Dito isso, trouxemos a indicação de dois softwares que são bastante eficazes e utilizados, são eles: Software R e o Minitab


Quer saber sobre eles? Então continue lendo esse conteúdo com dicas valiosíssimas.


SOBRE O R


O R é um programa que permite manipular dados e solucionar e gerar gráficos a partir de um problema estatístico, é um software eficiente em cálculos com arranjo, especialmente matrizes, apresenta uma simples, desenvolvida e eficaz linguagem de programação.


Surgida em 1993, o nome “R” é dado pois os criadores do programa têm as mesmas iniciais, Ross Ihaka e Robert Gentleman, e foi criada no departamento de Estatística da universidade de Auckland, Nova Zelândia, possuindo colaboração de pessoas de vários locais do mundo.


O R é uma linguagem de script bastante utilizada em empresas, e consegue se integrar com a publicação de documento LaTeX, a sua utilização é gratuita. Mas em contrapartida, o R não é um repositório de dados, dificultando no momento de inserir dados, sendo mais fácil inserir os dados em outro programa e transformá-los em R.



SOBRE O MINITAB


O Minitab é um software estatístico, semelhante ao R, desenvolvido em 1972, que geralmente é utilizado com o Seis Sigma. É fácil de usar e oferece ferramentas para análises bastante utilizadas no mercado, como ferramentas de Controle da Qualidade, Planejamento de Experimentos (DOE), Análises de confiabilidades e estatística geral.


Sua versão DEMO, para demonstração gratuita e completa do programa, tem uma duração de 30 dias. Apresenta uma interface de fácil entendimento, ajudando mais ainda a entender o software.


Apesar de ser um programa pago, apresenta uma gama de ferramentas para análises estatísticas, como executar inúmeras relações entre as comparações, variáveis e cálculo para a previsão de modelos mistos. Outra grande implementação no programa é que há funções do Word e Excel que permite importação dos dados, mas é importante que o arquivo possua as mesmas dimensões compatíveis.



E aí? Viu como a estatística é importante e o quanto ela está presente no seu cotidiano, além de fazer uma enorme diferença na vida dos Engenheiros de Produção?


Então, não perca a oportunidade de adquirir os conhecimentos tragos por essa metodologia tão importante que traz consigo métodos e ferramentas que vão te auxiliar e ajudar a otimizar os processos!



1.337 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page