top of page
Buscar
  • Foto do escritorpetproducaoufrn

Hard Skills: como obtê-las e se destacar no mercado de trabalho

Atualizado: 19 de abr. de 2021


Ultimamente, o que você tem feito para sair da sua zona de conforto e desbravar os conhecimentos que são potencializados pelo acesso às novas tecnologias? Por mais que saibamos que a conexão fácil às ferramentas se caracterizem como um privilégio para uma parcela da população, reflita um pouco sobre como você tem aproveitado esses instrumentos para obter conhecimentos anteriormente não consolidados.


Como muitos sabem, vivemos numa sociedade “MUVUCA”. Essa sigla descreve algumas características do estilo de vida no qual estamos inseridos, em que os dados são o novo petróleo e a velocidade com que recebemos informações é assustadora. Vejamos com calma o significado dessa palavra:


a) Meaningful (propósito) - Busca pelo sentido naquilo que está sendo feito;

b) Universal (universal) - Vivência em uma realidade globalizada com grande impacto das nossas ações uns nos outros;

c) Volatile (volátil) - Mudanças ocorrem rapidamente;

d) Uncertain (incerto) - O mundo é imprevisível e cheio de reajustes;

e) Complex (complexo) - Tudo é multidisciplinar;

f) Ambiguous (ambíguo) - Várias verdades são ditas ao mesmo tempo.


Os profissionais têm cada vez mais buscado maneiras inovadoras de se adequar à modernidade e ao modelo de mercado de trabalho contemporâneo. Uma das formas que possibilitam o aprendizado de ferramentas e habilidades são as capacitações voltadas para o desenvolvimento de “Hard Skills”.


Mas, o que significa esse termo? Denominam-se como Hard Skills as habilidades profissionais que são quantificáveis e mensuráveis; que podem ser aprendidas por intermédio de cursos, graduações, treinamentos, workshops, entre outros; e que podem ser comprovadas por intermédio de certificações. Alguns exemplos bastante conhecidos e solicitados são o domínio de línguas estrangeiras e o conhecimento sobre o Pacote Office.


Pensando na importância dessas noções para um bom desempenho no mercado de trabalho, separamos quatro plataformas digitais gratuitas, repletas de cursos voltados para o aperfeiçoamento de competências técnicas, com emissão de certificados e amplamente conhecidas na atualidade. Confira abaixo as nossas principais recomendações!


1 - Udemy


A Udemy é um marketplace de ensino a distância com mais de 130.000 cursos e 35 milhões de alunos. Geralmente, ocorrem promoções de diversos cursos por preços com um alto custo-benefício, pois os valores são um dos melhores do mercado em termos de sites do mesmo segmento. Além do material audiovisual, as aulas podem oferecer livros e artigos, e acesso vitalício ao curso a partir de outras plataformas. Um outro ponto importante é a certificação e o contato ágil com os ministrantes da capacitação comprada, a qual ocorre por meio de um chat online para dúvidas.


2 - Coursera


Com o intuito de flexibilizar, tornar acessível e relevante o ensino online, a plataforma da Coursera conta com a colaboração de mais de 200 universidades e empresas. Oferecendo diversos cursos e propostas práticas, o Coursera utiliza também de certificados disponíveis para o mercado de trabalho, bem como programas de graduação.


3 - Rock Content


A Rock Content é uma empresa voltada para a área de marketing. Além de vender cursos ligados a essa esfera, o grupo presta serviços e cria produtos inovadores de marketing com a finalidade de gerar experiências de conteúdos em escala. Ademais, o site oferece blogs gratuitos sobre os mais diversos conhecimentos e ferramentas que podem ser utilizados no marketing. Também existe outra plataforma da Rock Content, a Rock University, com cursos premium e gratuitos.


4 - Code Academy


Com o objetivo de capacitar qualquer pessoa do mundo a aprender habilidades que o mercado deseja no século 21, como o próprio nome sugere, a Code Academy oferece cursos para quem deseja adquirir conhecimentos teóricos e práticos de programação e desenvolvimento de software. Algumas linguagens disponíveis são: Python, JavaScript, Ruby e diversas outras.


Muitos cursos oferecidos nessas plataformas não visam apenas o conhecimento individual, mas podem ser utilizados para capacitar a sua equipe em uma determinada habilidade, como gerenciamento de atividades, por exemplo. No PET Produção, alguns desses conhecimentos adquiridos pelos nossos membros são convertidos em minicursos e oferecidos aos próprios petianos e a graduação como todo, por meio dos nossos eventos.


Então, se você deseja desenvolver hard skills ou até mesmo soft skills, essas são excelentes plataformas para isso, com bastante opções nas mais diversas áreas e com preços acessíveis. Planeje um período para você estudar o que você gostaria de se aprofundar ou aprender, contudo tenha cuidado para não se sobrecarregar e ter uma boa experiência no processo de aprendizado.


Gostou de aprender mais sobre Hard Skills? O que tá esperando para aprender uma e se destacar no mercado de trabalho?




226 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page