Buscar
  • petproducaoufrn

LinkedIn na universidade: como ser relevante na rede antes de entrar para o mercado de trabalho.



Você sabia que usar o LinkedIn ainda na universidade é uma estratégia para ter uma carreira de sucesso? Acredita que não é possível ser relevante nessa rede sem ter experiências profissionais? Não está por dentro do benefícios que ter um bom perfil desde já pode te trazer? Chegou a hora de desmistificar essas histórias que te impedem de crescer no LinkedIn.


Primeiramente, não deixe de ter em mente que o LinkedIn é a maior rede social voltada para relacionamentos profissionais atualmente, com mais de 500 milhões de usuários.


Antes de se preocupar com o fato de não ter se formado ainda, é importante garantir que o seu perfil siga alguns passos para estar bem rankeado. Ou seja, para se destacar entre os principais perfis do mesmo eixo que o seu.


● Adicione uma foto profissional (e isso te renderá 14 vezes mais visualizações do que outros tipos de fotos).

● Adicione competências e habilidades (no mínimo 5, pois assim seu perfil terá 31 vezes mais chances de ser descoberto).

● Adicione um resumo em "sobre" (defina seus objetivos, para que seu perfil seja encontrado com mais facilidade por quem tem interesse nele).

● Mantenha as suas informações atualizadas (ao longo do tempo você terá novas experiências para o seu histórico).


Pronto, agora que você já deu os primeiros passos pode aproveitar as vantagens que essa plataforma te oferece - e são muitas!


O simples fato de fazer parte dessa rede social te deixa por dentro das maiores tendências do mercado, proporciona uma enorme variedade de networking para impulsionar sua carreira e te apresenta para as principais empresas do Brasil, que está entre os países com maior número de usuários de todos os setores cadastrados - e do mundo.


Outro benefício que você pode explorar é fazer os cursos disponíveis na plataforma - sim, você pode fazer cursos pelo LinkedIn e com direito a certificado para potencializar seu currículo. Além dos cursos, você também pode aprender consumindo conteúdos significativos para sua vida profissional através das publicações.


Desse modo, se você souber aproveitar as oportunidades desde já, com certeza terá um diferencial competitivo. Afinal, 90% dos recrutadores de mais de 20 milhões de empresas estão presentes no LinkedIn, onde constam mais de 14 milhões de vagas em aberto. Apesar disso, somente 1% dos usuários se dedicam a compartilhar conteúdo semanalmente - e mesmo assim, geram 9 bilhões de impressões.


Se você fizer parte desse pequeno grupo, com certeza criará uma imagem que atrai contratantes e aumentará as chances de receber uma boa proposta de estágio - ou até mesmo um emprego!


Veja estas dicas de conteúdo para agregar valor através das suas experiências e se destacar mesmo antes de se formar na universidade:


● Bolsa de pesquisa

● Seminários

● Cursos extracurriculares

● Curso de idiomas

● Eventos

● Trabalhos voluntários

● Congressos

● Projetos paralelos

● Insights

● Intercâmbios

● Empresa Junior

● Prêmios conquistados

● Artigos

● Novidades da sua área

● Cases

● Etc


Assim, você demonstrará que está sempre buscando por novos conhecimentos e experiências que te proporcionam crescimento profissional.


E para que as suas publicações chamem mais atenção, confira 3 dicas simples que fazem a diferença:


● Escreva parágrafos curtos e espaçados.

● Utilize técnicas como copywriting, storytelling, gatilhos mentais, etc.

● Inclua imagens - isso aumentará a taxa de comentários em 98%.


Enfim, não esqueça que estar na universidade possibilita uma série de vivências particulares que, se compartilhadas, podem abrir muitas portas. E lembre-se que seguindo as company pages nessa rede você pode conhecer mais daquela empresa onde sonha em trabalhar um dia.


Acompanhe o PET Produção UFRN no LinkedIn e fique por dentro de todos os conteúdos.

87 visualizações

CONTATO

 (84) 92000-1430

petproducao.ufrn@gmail.com

 

Siga o PET Produção - UFRN nas Redes Sociais:

  • Branca Ícone LinkedIn
  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Spotify
  • White YouTube Icon