Buscar
  • petproducaoufrn

METODOLOGIA OKR: o que é, exemplos práticos e como implementar



A metodologia OKR chegou para você que precisa planejar e manter uma cultura sólida em busca de seus objetivos, com muita transparência e senso de equipe.


Nesse BLOG, você vai conhecer a metodologia que está fazendo grandes empresas como Google, Spotify, Amazon e Uber crescerem exponencialmente. Confira o que é OKR, os passos para implementação e alguns exemplos que te ajudarão a alavancar seus resultados.


  1. O que é OKR?

  2. Objetivo e benefícios da metodologia OKR

  3. Componentes básicos do OKR

  4. Como implementar essa metodologia

  5. Exemplos de empresas que adotam o OKR

  6. Exemplos de OKR aplicado no planejamento pessoal


1 - O que é OKR?



A metodologia OKR ou chamada “Objective and Key Results” é um framework de acompanhamento de metas que ao ser implantada busca garantir o trabalho em equipe, por meio da delegação de atividades regulares, de forma que o gestor consiga mensurar e concentrar os esforços dos seus colaboradores, visando alcançar os objetivos da organização.

Esse método originou-se da filosofia de “Gestão por objetos” (MBOs), criada pelo famoso pai da administração Peter Drucker, na década de 50 do século passado. Sendo otimizada por Andrew Grove, ex-CEO da Intel, que adotou essa metodologia para enfrentar problemas na definição de objetivos e resultado chaves da empresa. Dessa forma ele abriu espaço para participação de seus colaboradores na criação de objetivos e definição de quando eles seriam alcançados.



2 - Objetivo e benefícios da metodologia OKR


Peter Drucker, o famigerado pai da administração em sua obra de “gestão por objetos”, afirma que um “grande chefe” é aquele que pensa em objetivos claros e definidos para uma organização. Corroborando com o ex-CEO da Intel, Andrew Grove afirma que o OKR objetiva simplificar o entendimento do “Objective and Key Results”, ou seja, os resultados principais de uma empresa.

Sabendo disso, tal metodologia traz uma bagagem de informações preciosas que marcam a identidade minimalista e fácil de aplicar esse método:

  • Foco nos resultados: Em primeiro lugar para se alcançar um objetivo principal é interessante transparecer onde queremos chegar e o que precisamos alcançar para conseguir bater a meta.

  • Sinergia e Trabalho em equipe: Sabemos que é impossível alcançar uma grande meta de forma individual, dessa forma o OKR garante que todos os membros da equipe saibam do trabalho de todos os setores e os seus respectivos objetivos chaves que ocasionalmente ao serem cumpridos alcançarão um principal definido pelo gestor.

  • Monitoração e Inovação: Além desse fator o OKR é essencial para o desenvolvimento de sua organização, mas vale lembrar que cada membro deve acompanhar se a equipe está no caminho correto para alcançar seu objetivo, conduzindo a reflexão de suas ações para tomar outro caminho, Além disso a organização pode superar seus respectivos resultados, tomando caminhos alternativos e mais ágeis.


Resumindo, para alavancar sua equipe nessa metodologia, devemos deixar bem claro como funciona esse método, ressaltando a importância do trabalho em equipe, monitoramento dos objetivos, manter foco e inovação para que a organização consiga vencer as metas em 200%.


3 - Componentes básicos do OKR


Como explicado, a metodologia em questão gira em torno dos “Objective and Key Results”, ou seja, objetivos e resultados-chave. Em resumo, é preciso responder às seguintes perguntas:

  • “Eu vou” (Objetivo)

  • “Medido por” (Resultados-chave)

Nos objetivos, é indicado conter o direcionamento esperado que a organização pretende alcançar, devendo ser claro e qualitativo, para que todos da empresa entendam e se engajem no propósito esperado. Para cada objetivo geral deve ser criado mais de um resultado-chave, sendo ele quantitativo, pois servirão de parâmetro para mensurar o quão perto estão de alcançar as metas.

Por fim, cada objetivo elencado precisa ter iniciativas, que são as hipóteses, tarefas, ações que devem ser feitas para o atingimento de cada Key Result. É importante acompanhar essas iniciativas para ter noção se sua conclusão impacta positivamente o andamento do objetivo a qual está relacionada, caso contrário, deve ser revisada.


4 - Como implementar essa metodologia


Dependendo da empresa, a implantação do OKR pode variar. Um arranjo que é mais comum de ser encontrado em organizações é dividir essa metodologia em OKR’s Estratégicos e OKR’s Táticos, sendo o primeiro tipo englobando objetivos mais gerais da empresa e com o horizonte de tempo mais longo, normalmente de 1 ano; e o os táticos para times de produto, áreas, departamentos e setores, com ciclos de planejamento de OKRs de 3 meses, alinhados ao ciclo da empresa.


Separamos algumas etapas fundamentais para a implementação eficiente dos OKRs e, caso sejam seguidas, garantem a correta aplicação:


4.1 Definir metas com clareza

A organização pode apostar em objetivos ambiciosos como forma de incentivar o grupo a alcançar as metas pretendidas. Além disso, é orientado que eles sejam especificados, sem deixar espaço para interpretações erradas.


4.2 Dividir objetivos, seja visionário

É recomendado envolver todos da organização no momento da definição dos objetivos a serem alcançados, tirando a responsabilidade total dos gestores. Isso se justifica uma vez que os trabalhadores lidam no dia-a-dia com o setor e sabem quais ações devem ser tomadas para atingirem as metas pretendidas.


4.3 Definir iniciativas

Nessa etapa, você precisa se perguntar: (1) qual iniciativa que estamos desenvolvendo, que pode nos ajudar a alcançar as KRs. (2) nós temos outras ideias de projetos ou ações que podem fazer isso?

É recomendado listar todos os projetos, atividades desenvolvidas, responsáveis e métricas que podem impactar no desejado, a fim de facilitar a definição.


4.4 Tenha foco e defina os prazos

Todos os objetivos, resultados-chaves e iniciativas precisam ter prazos estabelecidos de início e fim para serem alcançados, tendo como preferência espaços curtos de tempo. É indicado que os ciclos durem três meses e que as iniciativas sejam avaliadas constantemente, a fim de ter maior controle.

4.5 Comemore e acompanhe suas conquistas

É importante definir os responsáveis por controlar o andamento das metas elencadas, bem como a constância que essas ações vão ocorrer. Durante esse período, caso as ações não apresentem resultados satisfatórios, é possível elaborar planos de ação para corrigir a problemática.

Além disso, o time deve ter como meta atingir 100% os objetivos pretendidos, porém, como algumas metas são ambiciosas, visando fazer a empresa desempenhar seu potencial máximo, é interessante deixar uma porcentagem mínima esperada de cada uma, como por exemplo, atingir 80% em determinado objetivo.

No final do ciclo, reúna os colaboradores para analisar os resultados alcançados, se foram satisfatórios, onde erraram e como podem fazer para melhorar no próximo ciclo. Não esqueça também de colher os feedbacks da equipe à respeito do engajamento e motivação durante o trimestre.


5 - Exemplos


Para te guiar no processo de implementação dos OKRs, separamos alguns exemplos práticos de objetivos e seus respectivos resultados-chave.


OKR Gestão de Pessoas


Objetivo: Ter os colaboradores engajados na empresa

Key-result: Aumentar de 4 para 5 a média da pesquisa de Clima Organizacional.

Key-result: Garantir que todos os colaboradores recebam feedbacks quinzenalmente.

Key-result: Aplicar um programa de desenvolvimento de liderança.


Note que a meta principal está escrita de forma qualitativa, e que foram levantados quatro KRs mensuráveis para nortear o atingimento da meta principal da empresa. A partir desses três resultados, os gestores devem propor iniciativas, ações, mais detalhadas para nortear o atingimento da meta.


OKR Marketing


Objetivo: Ter as redes sociais mais amadas pelos nossos seguidores

Key-result: Aumentar as interações do Instagram de 15% para 30%.

Key-result: Aumentar o engajamento do Linkedin em 15%.

Key-result: Aumentar o número de BLOG’s de 2 para 4.


OKR Customer Experience


Objetivo: Prestar uma excelente experiência ao consumidor.

Key-result: Manter o NPS acima de 75%;

Key-result: Aumentar a Taxa de Recompra de 45% para 60%.


OKR Uber:


Objetivo: Aumentar engajamento do passageiro de um aplicativo de corridas

Key-result: Média de viagens/semana +15%

Key-result: falhas em pedidos de viagem <5%

Key-result: Espera em horário de pico <10


OKR Youtube:


Objetivo: aumentar o tempo médio de exibição por usuário.

Key-result: Aumentar o tempo total de visualização para XX minutos diários

Key-result: Expandir o aplicativo YT nativo para 2 novos sistemas operacionais

Key-result: Reduzir o tempo de carregamento do vídeo em X%


6 - Exemplos de OKR aplicado ao planejamento pessoal


Como mostrado, o OKR vem ganhando mais espaço entre as empresas por ser mais prático, objetivo e de fácil entendimento. Essas características facilitam o planejamento estratégico das organizações, se enquadrando tanto para pequenas, quanto para médias e grandes empresas.

Apesar do sucesso no meio corporativo, é possível estabelecer OKRs pessoais, que são objetivos e metas individuais. Nesse sentido, trazemos dois exemplos para te guiar nessa tarefa de aliar essa metodologia ao planejamento pessoal.


OKR voltado para área profissional


Objetivo: Crescer profissionalmente

Key-result: fazer dois cursos da minha área;

Key-result: participar de um congresso;

Key-result: Iniciar e concluir 1 módulo do Inglês.


OKR para hábitos saudáveis


Objetivo: Ser mais saudável

Key-result: perder 5 kg;

Key-result: reduzir a gordura corporal em 5%;



Após a leitura, espero que o conceito da metodologia trabalhada aqui tenha sido simplificada para você, te ajudando na implementação do OKR no seu ambiente de trabalho ou até mesmo na vida pessoal, já que ele foi projetado para te ajudar a crescer a partir dos objetivos principais buscados. Quanto mais você entende seus objetivos e como alcançá-los, mais eficazes e precisos serão eles - assim como seus resultados.






469 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo