Buscar
  • petproducaoufrn

Soft Skills: as competências dos novos profissionais


Provavelmente você já ouviu falar das Soft Skills, mas é essencial nos questionarmos: por que esse termo vem ganhando cada vez mais destaque no mercado de trabalho? Isso se dá por diversos fatores, dentre estes, o cenário competitivo e a necessidade das organizações de contratarem colaboradores preparados, tanto tecnicamente como pessoalmente.

As Soft Skills são competências comportamentais que englobam habilidades mentais, emocionais e sociais, isto é, são práticas que não estão relacionadas com o conhecimento técnico ou domínio de alguma ferramenta. Por esse motivo, essa aptidão, normalmente, apresenta desafios no seu processo de desenvolvimento, como também de mensuração. Mas, para te ajudar, elencamos algumas das Soft Skills mais valorizadas no mercado:

  • Boa comunicação: capacidade de receber e transmitir com clareza as informações;

  • Liderança: em suma, ter destreza em gerenciar e motivar equipes, delegar tarefas e entregar resultados;

  • Colaboração: habilidade de trabalhar em equipe com duas ou mais pessoas, em prol de um objetivo comum;

  • Inteligência emocional: facilidade em gerenciar crises, trabalhar sob pressão e ter equilíbrio emocional;

  • Resiliência: facilidade em se adaptar à mudanças e eventuais obstáculos;

  • Proatividade: capacidade de apresentar comportamentos e resultados antecipados.

Ficou claro a importância de conhecer e desenvolver as Soft Skills, né?! Elas são diferenciais extremamente importantes para o mercado de trabalho. Por isso, destacamos algumas dicas de como incorporar essas habilidades:


1 - Busque por mudanças comportamentais:

O autoconhecimento é um fator chave para manter o foco no que realmente interessa, logo administrar bem as emoções torna um profissional mais preparado para lidar com as diversas situações, mesmo que algumas delas não sejam esperadas.


2 - Aprenda a gerir melhor o seu tempo:

Saiba priorizar as atividades mais relevantes, utilizando cronogramas, planners ou agendas para organizar seus compromissos e estar sempre ciente daquilo que é urgente para o momento. Além disso, é essencial reservar tempo para se relacionar com as pessoas e estar ativo socialmente no ambiente em que está inserido.

3 - Peça feedbacks:

As pessoas convivem diariamente umas com as outras e em diversos ambientes e grupos sociais nos quais estão inseridas (trabalho, amigos, família). Durante esse convívio o nosso comportamento transparece para todos, por isso, uma forma de buscar melhorar continuamente é pedindo feedbacks à essas pessoas, pois eles contribuem tanto para nossa adaptação quanto para desenvolvimento pessoal.


4 - Se desafie:

O principal responsável pelo aperfeiçoamento dessas habilidades é você mesmo. Por se tratarem de características comportamentais, o processo de desenvolver Soft Skills requer maior comprometimento individual. Por exemplo, se você busca maior facilidade de trabalhar em equipe, tente participar de situações onde seja necessário esse contato. Se quer desenvolver um perfil de liderança, assuma a frente quando possível de algum projeto ou atividade da qual faz parte.


5 - Procure conteúdos sobre o tema:

Existem diversos meios de obter informações e conhecer cada vez mais sobre as Soft Skills, pois manter a proximidade com conteúdos sobre o tema ajuda a fixar e entender melhor as maneiras de adotar e desenvolver essas habilidades no dia a dia. Por isso, aí vão algumas dicas de conteúdos interessantes sobre o tema.


A primeira indicação é o livro “Soft Skills: competências essenciais para os novos tempos”. Essa obra, que teve a coordenação editorial de Lucedile Antunes, busca compartilhar conhecimentos, experiências e dicas práticas sobre a temática. Mas, caso você prefira consumir esse tipo de conteúdo de maneira mais rápida e visual, te indicamos o canal do Youtube “Na prática”, uma vez que esse canal aborda temas bem relevantes que auxiliam no crescimento pessoal e profissional, tais como: inteligência emocional, autoconhecimento, comunicação, dentre outros assuntos. Por fim, outra dica de conteúdo, é o podcast desenvolvido pelo PET Produção UFRN, o PET ProdCast, no qual a cada episódio são abordados assuntos como motivação, oratória, criatividade e muito mais!


No PET Produção UFRN, os membros do grupo estão sempre se desafiando a incorporar e utilizar as Softs Skills nas atividades desenvolvidas, seja exercendo um papel de liderança ou mantendo um bom relacionamento com os demais membros. Além disso, é comum acontecerem treinamentos internos, realizados pelos próprios membros, abordando algumas Soft Skills e contribuindo para a melhoria contínua do grupo.


As Soft Skills estão ganhando cada vez mais destaque em processos seletivos, portanto, esteja sempre atento às oportunidades e se desafie a aprender!





74 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo