top of page
Buscar
  • Júlio Marques

3 FERRAMENTAS IMPORTANTES PARA O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA SUA EMPRESA


Para uma empresa seguir bem no mercado é necessário planejar e estar pronto para o futuro! E para isso, existem ferramentas estratégicas para auxiliar os gestores em suas tomadas de decisões.

Levando isso em conta, separamos para vocês 5 ferramentas muito importantes na hora de decidir o rumo da sua empresa no mercado. Confere aí!

Análise SWOT

A análise SWOT ou também conhecida no Brasil como análise FOFA, tem função de avaliar os ambientes interno e externo a um empreendimento, formulando táticas para otimizar o desempenho no mercado.

Ainda sobre seu significado, a SWOT busca analisar oportunidades e ameaças, a partir dos seguintes pilares: forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

As forças e fraquezas estão ligadas para parte interna da sua organização, é essencial refletir quais pontos serão diferencias no futuro e também aqueles que vão ser necessário investir.

Já as oportunidades e ameaças estão relacionados com fatores externos ao da sua empresa, avaliando parcerias, investimentos e possíveis concorrentes.

Para facilitar a compreensão, abaixo temos um esquema para nortear na hora de você fazerem sua análise.

Matriz BCG

Diferente da análise SWOT, a matriz BCG não leva o nome das iniciais de seus pilares. O nome BCG vem justamente da empresa que começou a usar essa ferramenta nos primórdios (anos 70), da consultoria Boston Consulting Group.

A matriz BCG é uma importante ferramenta para tomadas de decisão relacionadas a investimentos em linhas de produtos ou de serviços: quais manter, quais descontinuar, quais devem receber mais investimentos.

Seus pilares são definidos em:

Estrelas (stars), são aqueles produtos ou serviços que tem participação elevada em um certo mercado.

Pontos de interrogação (question marks), são aqueles produtos que tem um grande potencial, porém ainda não tem uma participação elevada dentro do mercado.

Vacas leiteiras (cash cowns), é aquele negócio ou produto que já está maduro no mercado e tem crescimento moderado.

Abacaxis (pineapple), é aquele negócio ou produto que já foi uma estrela em certo momento, porém já não tem mais uma elevada participação no mercado e está em declínio. Para esse tipo de produto é recomendado repensar no seu futuro.

É necessário usar essa ferramenta para cada produto ou serviço de sua empresa, com o objetivo de definir o rumo de cada um deles.

Para facilitar a compreensão, abaixo temos um esquema para nortear na hora de você fazer sua análise.

5W2H

O 5W2H é uma ferramenta muito simples, porém ajuda bastante na execução de seus projetos deixando suas etapas da maneira mais clara possível.

A ferramenta consiste em responder 7 perguntas, que quando bem implementadas, eliminam quaisquer dúvidas que possam aparecer ao longo de um processo ou de uma atividade. São elas:

WHAT (o que será feito?), WHY (por que será feito?), WHERE (onde será feito?), WHEN (quando?),

WHO (por quem será feito?), HOW (como será feito?), HOW MUCH (quanto irá custar?).

Por fim, na hora de planejar as estratégias da sua empresa, vale a pena aprofundar em uma dessas ferramentas ou por que não em todas?! As ferramentas são fáceis de aplicar e irão ajudar muito na hora da sua tomada de decisão. Mão na massa!

125 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page