top of page
Buscar
  • Bruno Davim

3 dicas para ajudar na evolução da sua oratória


Muitos de nós já passamos por uma situação em que foi preciso falar em público e tudo aquilo que sabíamos acabou indo para o espaço: a falta de segurança em o que falar e como falar nos dominou e o que saiu da nossa boca não chegou nem perto de como imaginamos.

Oratória é a habilidade de falar em público de uma maneira onde todas as ideias que você externa consigam ser transmitidas de maneira objetiva e clara para o entendimento de todos. Ter domínio desta técnica é de grande valia para todos os âmbitos da nossa vida, e principalmente na profissional.

Pensando justamente em ajudar você, separamos 3 dicas para que você utilizar na próxima vez que precisar falar em público:

1ª -Tenha domínio do que você vai falar:

Estude o que você vai falar - mas não decore! - é de extrema importância que se tenha domínio do assunto. Isso, além de lhe dar uma confiança enorme, transmite uma boa impressão para os ouvintes.

Lembre-se: a falta de estudo abre caminhos para que perguntas feitas possam fazer você passar sufoco e cair na sua própria armadilha, já um assunto dominado e bem estudo faz com que perguntas se tornem um trampolim para uma apresentação ainda melhor.

2ª - Conheça seu público:

É essencial que, para transmitir o que você quer, compreenda bem para quem você vai estar passando seu conhecimento. Nesse sentido, antes de começar a falar sobre o assunto, é muito importante que tente entender o quanto seu público sabe sobre ele, podendo direcionar melhor o seu discurso, dando enfoque no que é mais interessante e mais enriquecedor para eles.

Essa dica serve também para a forma que você vai se expressar, entendendo se é interessante o uso de jargões da área abordada, o tipo de linguagem que você vai utilizar, a liberdade para interações e detalhes que muitas vezes não damos tanta importância mas são essenciais para prender a atenção.

3ª - GERE CONEXÃO:

Uma das grandes armas da oratória é o Rapport - palavra francesa que significa “trazer de volta”, “criar relação” - sendo a comunicação uma ferramenta essencial para gerar conexão. Ou seja, é fazer essa aproximação entre seu público e você por meio da conversa, tentando descobrir os canais de acesso das pessoas. Durante a conversa, o seu público tende a deixar características escaparem, portanto, fique atento e trabalhe em cima disso, os ganhos são tremendos.

E como se fazer para se conectar com alguém? Existem várias maneiras disso acontecer: o contato visual, escutar e validar as pessoas, saber o nome delas, elogiar - dentre as mais diversas formas que existem de estabelecer conexões. Outra ótima dica é atentar-se a sua postura. Olhar no olho de quem está te escutando e não tentar fugir delas são fatores que propiciam a conexão entre as pessoas.

 

E aí, gostou do tema? Quer entender e aprender um pouco mais? Então acesse podcast Oratória: a arte de conectar pessoas e escute um pouquinho do papo que a gente teve com a Atarcilene, integrante da Liga de Empreendedorismo Potiguar (LEP) e graduanda em Jornalismo.

https://open.spotify.com/episode/0UhiAYG0nDUtlxXltyGYpP?si=CBVbN2dPQoSFap6p_-w8eQ


131 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page