top of page
Buscar
  • Júlio Marques

5 dicas para manter a sua equipe motivada


Como anda o clima organizacional na sua empresa? O que você faz para manter seu time entusiasmado e produtivo? Já ouviu falar de alguma ferramenta de motivação? Nesse texto você irá conhecer ferramentas e medidas eficientes para manter sua equipe motivada e focada nos valores e missão da sua organização.

Dica 1 – Capacitação e treinamentos

Trazer uma ferramenta nova ou até uma técnica inovadora que proporcione uma nova dinâmica ao ambiente de trabalho gera uma motivação a mais para o membro de sua equipe. Entretanto, é necessário tomar cuidado na hora de passar o treinamento para que seu time, lembre-se que momentos como esses devem ser dinâmicos e integradores, caso contrário, eles podem serem vistos como uma extensão do trabalho.

Dica 2 – Mostre objetivo e clareza

Fazer demandas e procedimentos padrão são tarefas do nosso dia a dia em uma empresa, porém nem sempre são tarefas que nos animam. Então, explicar o objetivo da tarefa que deve ser realizada faz com que o colaborador enxergue o valor do seu trabalho e qual o impacto das suas ações no macroprocesso, passando uma sensação que o todo depende da ação individual dele.

Dica 3 – Dê feedbacks

Permita que o seu liderado saiba quais pontos ele deve melhorar e sempre que for possível reconheça o seu trabalho. Além de deixa-lo motivado você está contribuindo para uma melhoria contínua dos seus membros. Porém, tome sempre cuidado quando for dar um feedback construtivo, é necessário se precaver com a linguagem que você passa o seu ponto de vista e se possível começar com um feedback positivo.

Dica 4 – Seja um líder!

Exato, seja um líder e não um chefe! Existe uma diferença enorme entre esses dois conceitos. Um líder é aquele gestor que inspira e empodera seu time, buscando orientar nas decisões, reconhecer no momento certo e sempre mostrar e ser exemplo, portanto, a importância de servir.

Quando se alcança essas devidas habilidades de liderança é natural que seus liderados passem a seguir seu exemplo, assim, passaram a contribuir de maneira mais orgânica e motivados pelo objetivo comum da sua empresa!

Dica 5 – Use ferramentas motivacionais

Ferramentas motivacionais são mecanismos usados para lembrar seus funcionários o propósito da sua empresa dentro do mercado em que ela se encontra, assim, ela tem o objetivo de reforçar o entusiasmo de seus liderados com a missão da sua organização. Portanto, para essa dica, é importante falarmos de uma ferramenta fundamental no dia a dia do PET Produção.

Essa ferramenta se chama Navy Always Upgrading (NAU), e ela tem o propósito de manter nossa equipe alinhada com nossos valores. Semanalmente ocorre uma votação em que cada membro do grupo deve escolher uma pessoa que melhor representou cada um dos nossos 5 valores, além de escolher também o seu capitão. Depois, a Liderança estratégica do grupo computa os valores e os expõem na Reunião Geral. No final, o NAU da semana é aquele membro que ganhou mais votos, e ele simboliza aquela pessoa que mais entregou e dedicou-se para o grupo naquela determinada semana.

Quer saber um pouco mais dessa ferramenta? Então veja o nosso vídeo no sobre o NAU!


146 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page